sexta-feira, 20 de março de 2015

Tap Titans

Ah, jogo dos inferno!

Semana passada baixei este jogo, estando atrás de um RPG mais interessante. A ideia minimalista me atraiu, tinha gostado bastante do Inflation RPG, mas este prometia uma interatividade ainda mais restrita. Eu sei, isso é algo conflitante para alguém que já jogou The Elder Scrolls & assemelhados, mas fique comigo.

O jogo consiste, inicialmente, num cenário com o herói de fronte a um ameaçador monstro. Toque no monstro, ele toma dano, caem moedas. Oh, moedas são usadas para melhorar o herói! Mas espere, tem mais: você pode usar as moedas para comprar heróis e aumentar o nível deles, e estes irão atacar o monstro sozinhos. Claro, não tem tanta graça. Mas logo os heróis ganharão tanto dinheiro e avançarão tanto que você precisará ajuda-los tocando no monstro o mais rápido possível. E isso não será suficiente, e você acabará alternando upgrades entre você, os heróis, habilidades especiais... Aqui está o grande grau de liberdade: subir o herói mais fraco na expectativa de aquela habilidade do nível 800 faça ele superar os outros? Ou ignorar e subir o herói mais forte, afinal ele fará mais 2 quintilhões de dano por segundo a mais? Também posso investir no personagem, fazer mais dano por toque, e parecer um idiota enfiando quatro ou mais dedos na tela do celular tentando matar aquele chefe em menos de 30s...

O jogo em si é bonito, e cuida bem de vários detalhes. Alguns heróis contratados (são 30!) voam ao redor do monstro e, quando um chefe os mata, fica uma pequena lápide com asas. É traduzido para português e, apesar de eu não gostar de "subir" e de algumas vezes o texto sair para fora do seu container, conta pontos para o desenvolvedor. Apesar de muitos monstros variarem basicamente na paleta de cores, não vai ser na cara deles que você focará. A curva de aprendizado é tranquila, e a matemática envolvida simples, apesar dos enormes números envolvidos.

O grande problema deste jogo é o vício. A curva de ganhos deve ter sido projetada pelo capiroto, porque vai se ajustando perfeitamente aos upgrades disponíveis e ao aumento de força proporcionado. Não bastasse isso, ao reiniciar o jogo e manter algumas vantagens, você vê todo aquele progresso voar na sua frente e você logo chega ao nível anterior umas cinco vezes mais forte. E o ciclo começa novamente...

Um resumo da experiência:
Ritmo - Intenso, prepare-se para desenvolver alguma LER; ou esqueça dos dedos e foque nos heróis.
Violência - Nada feio, algumas espadas e só.
Dificuldade - Extremamente simples.
Tempo de jogo - Reiniciei depois de 5 dias, acho que farei novamente nos próximos. Creio que vou encher o saco em menos de uma semana.
Dedicação exigida - Mínima. Da pra sentar uns minutos e bater nos chefes, e depois deixar umas horas acumulando moedas.
Chance de vício - Alta! O bicho é pior que Candy Crush!

Avaliação do filhote de 4 anos - pegou, bateu um pouco no monstro, achou simples demais e mudou de jogo.

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